Essa semana o INSS anunciou que realizará um novo pente fino, desta vez abrangendo 800 mil benefícios por incapacidade e Benefício de Prestação Continuada (BPC) a pessoas com deficiência.
Você recebe algum desses benefícios e está preocupado, ansioso e com dúvidas? Saiba mais sobre esse pente fino abaixo.
O "pente fino" do INSS é uma operação realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social para revisar a manutenção de benefícios, buscando identificar possíveis irregularidades. Esse procedimento é importante para garantir que apenas aqueles que realmente têm direito continuem recebendo os benefícios, evitando fraudes.
Durante o pente fino, são feitas análises detalhadas da condição social da família para verificar a veracidade das informações apresentadas pelos beneficiários e perícias médicas para verificar a deficiência e ou incapacidade laborativa.
Os beneficiários selecionados serão convocados para perícia médica, onde deverão comprovar sua condição de incapacidade ou deficiência por meio de exames e laudos atualizados. Aqueles que não comparecerem à perícia ou não apresentarem a documentação necessária poderão ter seus benefícios suspensos ou cessados.
Esse pente fino faz parte de um esforço contínuo do INSS para promover maior transparência e eficiência na administração dos recursos públicos destinados à seguridade social. Se você tiver alguma dificuldade ou se seu benefício for cessado pelo pente fino, entre em contato conosco para que possamos lhe ajudar.
Meu nome é Carolina Feitosa, sou advogada especializada na concessão e restabelecimento de benefícios. Trabalho ajudando pessoas a terem seus benefícios concedidos ou restabelecidos para que tenham mais dignidade. Se você passou pelo pente fino e teve seu benefício cessado, posso te ajudar no restabelecimento do seu necessário benefício.